sexta-feira, 25 de novembro de 2011

As mentiras que os Cristãos contam: introdução

Certa vez Jesus ao ser interrogado disse que se conhecêssemos a verdade, esta nos libertaria. Fico a pensar que verdade é esta que meu Jesus quer que conheçamos? Seria a verdade do suor, da saliva milagrosos que muitos religiosos dizem possuir. Seria a verdade que cura toda sorte de enfermidades, mas que não tem sido capaz resolver o caos de nossa saúde publica. Seria a verdade das orações que enriquem bolsos, mas mantêm corações na miséria. Seria a verdade enche templos, mas não enche corações.

Creio que a verdade da qual o mestre falava leva-nos para junto DEle, nos leva a nos prostramos na presença DEle com um coração quebrantado, sedentos desta verdade que liberta e que nos possibilita adorar em espírito e em verdade, como Ele mesmo nos disse. Ele e somente Ele é “o caminho, a verdade e a vida” (João 14:6).
Mas se está é a verdade por que muitas vezes nós permitimos fábulas nos iludam? O que Deus quer de nós é que não demos ouvidos às fábulas, nem aos mandamentos de homens que se desviam da verdade. As ordenanças do Senhor são claras: “mas rejeita as fábulas profanas e de velhas, e exercita-te a ti mesmo em piedade;” (1 Timóteo 4:7); “e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.” (2 Timóteo 4:4); “porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas; mas nós mesmos vimos a sua majestade.” (2 Pedro 1:16); “nem se dêem a fábulas ou a genealogias intermináveis, que mais produzem questões do que edificação de Deus, que consiste na fé; assim o faço agora.” (1 Timóteo 1:4); “e vós me profanastes entre o meu povo, por punhados de cevada, e por pedaços de pão, para matardes as almas que não haviam de morrer, e para guardardes em vida as almas que não haviam de viver, mentindo assim ao meu povo que escuta a mentira?” (Ezequiel 13:19)
Assim os textos com o título “AS MENTIRAS QUE OS CRISTÃOS CONTAM”, não visam profanar o honroso nome de Cristo que carregamos. Mas para que nos sirva de alerta de que devemos viver de maneira honrada, que precisamos buscar a cada dia a pureza da fé, sermos mais prudentes. Não é uma verdade absoluta. Cada opinião pode e deve ser contesta, corroborada, enriquecida por todos aqueles que querem viver pela graça de Deus, por todos aqueles que querem viver a verdade que Cristo nos ensinou, “porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas.” (1 Pedro 2:21) e por isso cada dia devemos viver em santidade “como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;” (1 Pedro 1:15)


LEIA MAIS...