quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Então virá o fim...

Ah! o fim, quando será o fim? Até o dia 21 de outubro muitos aguardaram ansiosos para ver o que aconteceria como a previsão de Harold Camping que havia previsto o fim do mundo, ou o “dia do julgamento” como ele mesmo afirma para esta data. E como da primeira vez, Harold Camping errou, ele já havia previsto que o fim ocorreria no dia 21 de maio e com hora marcada as 20h00minh.
Mas não há nada de estranho ou anormal em alguém agendar a data para fim do mundo, só se esquecem de saber se essa é realmente a vontade do Deus Eterno e de combinar isso com Ele. Lembro que quando era criança (a pouco tempo isso) diziam “de mil passará mas a dois mil não chegará” e ainda afirmavam: “está na Bíblia” embora ninguém nunca tenha encontrado isso na Bíblia. Um senhor conhecido por Nostradamus marcou o fim para 1999. Mas chega de previsões furadas, este não é o objetivo deste texto. Se quiser saber mais no hypescience tem um texto interessante com “apenas” 10 previsões fracassadas do fim do mundo.
É interessante como previsões fajutas sobre o fim do mundo, leva-nos Cristãos servos do Deus Vivo, conhecedores da Palavra de Deus ficamos inquietos com isto. Não adianta dizer que não, pois em maior ou menor grau, alguns ou muitos se preocupam com isso. Aliás, muitos dos preditores do fim do mundo são intitulados como lideres religiosos, e arrastam inúmeras pessoas com suas crenças e previsões. Previsões estas que ocorrem desde os tempos Bíblicos. Paulo em II Tessalonicenses, capítulo 2 orienta aquela Igreja sobre isto.
Sabemos que a Bíblia não oferece datas, aliás, o próprio Jesus disse que somente o Pai sabe o dia e hora (Mateus 24:36) e reafirma em Atos 1: 6,7 que não nos compete saber o tempo ou as épocas, que o pai reservou à sua própria autoridade. (leia mais neste texto, do blog respostasbiblicascombr). E se o Pai não revelou isso nem ao filho, nem aos anjos, por que revelaria a nós meros mortais comedores de feijão?
Interessante que o SENHOR Jesus em Mateus 24 disse que não devíamos nos preocupar com isto. Que muitos viriam no nome Dele. Fariam falsas previsões, “prometeriam mundos e fundos”. Ele diz que nós devíamos nos acautelar para que ninguém nos engane (Mateus 24: 4).
O SENHOR no texto de Mateus afirma que coisas tristes aconteceriam: guerras e rumores de guerras; fomes, pestes, terremotos, em vários lugares. Surgiriam muitos falsos profetas, e enganariam a muitos, dentre outros acontecimentos. Mas ele afirma que “todas estas coisas são o princípio de dores.” (Mateus 24:8).
Ora, se o futuro é tão tenebroso assim, por que não devemos ficar ansiosos, preocupados, tristes, desiludidos? Simples: por que ainda que todas estas coisas aconteçam, nós somos muito mais que vencedores (Romanos 8:37). E nada pode nos separar no amor imensurável de nosso Deus (Romanos 8:31-39).
Assim sendo, ainda que passemos por todos os sinais preditos pelo SENHOR Jesus, devemos nos lembrar que nada disto é para nós (2 Pedro 3:13). Somos apenas peregrinos nesta terra (João 15:19). E nosso lar será no céu com Ele (João 14:1-3).
E como agir então? Devemos seguir nossas vidas como o SENHOR nos orienta. Perseverando (Mateus 24:13). Não permitindo que ninguém nos engane (Mateus 24: 4; 2 Tessalonicenses 2:1-3). Buscando ser achados imaculados e irrepreensíveis em paz (2 Pedro 3:14).
Imagine que você terá que organizar um grande acontecimento, algo que você goste muito, que você aguarda com ansiedade. Uma festa de casamento, um aniversario de 15 anos, a comemoração do título de seu time de futebol, a comemoração de sua promoção no trabalho, sua festa de formatura... Você sabe que após a festa terá muito trabalho em arrumar tudo, que imprevistos poderão acontecer antes, durante e depois da festa. Você deixaria de organizar sua festa por causas destas intempéries? Se você for um ser humano normal penso que certamente não.
Acontecimentos terríveis no final dos tempos é sabido que teremos, pessoas mentirosas marcando data também. Pessoas zombando de nossa fé não faltaram dizendo ser tardia o cumprimento da promessa (2 Pedro 3:3-4). Mas não podemos nos esquecer que qualquer coisa que fizermos devemos fazer para a glória de Deus (1 Coríntios 10:31), pois devemos ser "firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor." (1 Coríntios 15:58)
Que o SENHOR nos abençoe e estejamos sempre preparados para toda e qualquer previsão humana, afinal 2012 não demora a chegar...

LEIA MAIS...