sábado, 15 de outubro de 2011

Grandes pensamentos de um pequeno homem


Aprendendo com Zaqueu – parte III (Lucas 19: 01 – 10)

Agora sentado à mesa Zaqueu começava a conseguir colocar os pensamentos em ordem. Aquele dia estava sendo completamente diferente dos outros. Ele não tinha ainda certeza de muitas coisas, mas uma era certa na vida dele: depois daquele encontro com Jesus a vida dele nunca mais seria a mesma.
Jesus tem essa capacidade. Ele sempre transformava a vida das pessoas com as quais se encontrava. Ele transformou simples pescadores em pescadores de homens (Lucas 5: 1-7); Transformou um leproso em um homem curado e grato (Lucas 17: 11-19); transformou um fariseu arrogante e presunçoso no maior missionário de todos os tempos (Atos 9: 1-31); transformou um ladrão preso em uma cruz em um cidadão dos céus (Lucas 23: 39-43); transformou uma multidão de famintos em uma multidão de saciados, utilizando para isto apenas cinco pães e dois peixinhos (Mateus 14: 13-21). Ele pode fazer o mesmo com sua vida, você só precisa subir na árvore e aceitar o convite DEle.
Zaqueu olhava para Jesus e não via NEle qualquer formosura. Não via NEle as marcas de um homem de negócios bem sucedido. Não via NEle sinais de luxo, de riqueza...
Mas Zaqueu olhava para Jesus e via NEle o verdadeiro amor, capaz de se importar e dar atenção a um cobrador de impostos corrupto, odiado, amedrontado e carente do verdadeiro amor.
Sim, Jesus também tem essa capacidade. Talvez por isso mesmo ele tenha dito que veio tão somente cumprir as escrituras (Mateus 5: 17-18). E aqui ele cumpre aquela que diz que Deus não vê como o homem vê (I Samuel 16: 7). Ele sonda os corações (Jeremias 17: 10). A multidão via apenas um homem dependurado em uma árvore. Jesus via um homem a quem Ele amava e que necessitava receber Dele este amor.
Aqui Ele nos mostra que Ele não está limitado a coisas pequenas. Curas e riquezas Ele dá a todos indistintamente. É como a chuva que vem sobre bons e maus (Mateus 5: 45). Mas a expressão maior de seu amor Ele só mostrar a quem O procura desinteressadamente e se dispõe a servi-LO em espírito e verdade. O amor DEle está disponível a todos, mas só pode desfrutar quem sobe na árvore para colher esse fruto transformador e libertador.
Zaquel agora estava entendo por que ele havia passado o dia todo querendo ver Jesus. Entendia por que ele não permitiu que as limitações dele o impedisse de ir à presença de Jesus, ainda que timidamente. O ódio e a indiferença das pessoas podiam tê-lo separado. As ocupações de seu trabalho podiam tê-lo privado. A pequenez de sua estatura podia ter dificultado sua visão. O tumulto das pessoas podia tê-lo amedrontado.
Mas nada foi capaz de impedi-lo que estar junto do mestre. E agora Ele podia saborear o doce sabor da companhia do Rei dos Reis. Deguste você também desse privilegio.


LEIA MAIS...