quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

O troco de Deus

Mais um dia se passava na Galileia, Jesus em sua peregrinação após mais um dia de ensinamentos e milagres retira-se para um local deserto. Mas para uma celebridade nenhum lugar é totalmente deserto. Para o Rei dos Reis não era diferente, todos queriam vê-lo, tocá-lo. Todos queriam ouvi-lo, queriam um milagre. Por isso rapidamente a noticia de onde Ele estava rapidamente se espalha, e rapidamente uma multidão vai ao encontro do mestre.
O mestre então conhecendo o que se passava no coração das pessoas que formava aquela multidão começa a lhes ensinar, a curar os enfermos, enfim dá àquele o povo o eles tanto queriam. O tempo passa, o avançar do dia trás o entardecer. No meio daquela multidão um pequeno grupo de homens que observava o que Jesus e a multidão fazia e se dão conta deste passar do tempo. Mas algo mais os incomodavam e não era apenas o avançar do dia. Jesus estava curando enfermos, mas estava se esquecendo de saciar a fome da multidão e deles.
Os discípulos fazem entre si um concilio e decidem ir falar com Jesus. Sugerem que Jesus mande aquele povo ir embora para que eles possam conseguir comida. Mas Jesus tem outros planos. O mestre, aliás, normalmente frustra nossos planos tão carnais. Ele simplesmente sugere que aqueles doze homens façam algo simples: que eles dêem de comer aquelas milhares de pessoas. Como se diria popularmente atualmente, os discípulos entram em parafuso. Como doze homens que não tinha comida nem para eles alimentariam milhares de pessoas?
Para o Deus que criou o universo alimentar algumas pessoas não lhe a nada custoso. Mas enquanto aquela multidão e os discípulos se preocupam somente com o corpo físico Jesus queria mais. Queria que as pessoas enxergassem além daquilo que perece. Queria que os apóstolos vissem, vivessem e compreendessem a verdadeira fé em sua essência. A fé que vai além de simples sinas, prodígios, milagres. Queria que eles vivessem a fé que transforma vidas, que liberta do pecado, queria que eles vivessem uma religião que verdadeiramente religa o homem a Deus.
O tempo passou e quase dois mil anos depois daquele milagre parece que nada mudou. Jesus continua atraindo multidões. Mas poucas capazes de ir além da visão carnal dos sinais, prodígios e milagres. Buscam tão pouco quando Jesus tem muito mais para oferecer. Assim como as multidões nossos apóstolos parecem ter a mesma visão. Querem oferecer as multidões somente o alimento que perece.
Jesus não veio a este mundo para ser mais um curandeiro. Ele veio nos dá vida e vida em abundância (João 10:10). Ele veio ser o pão da vida. “Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer deste pão, viverá para sempre. Este pão é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo". (João 6:51).
Não espere de Deus somente nesta vida, Deus tem muito mais para você, pois como nos alerta da Palavra de Deus “se é somente para esta vida que temos esperança em Cristo, dentre todos os homens somos os mais dignos de compaixão.” (1 Coríntios 15:19) A promessa de Deus é de “as coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.” (1 Coríntios 2:9)
Aqueles discípulos viam a necessidade física, viam a fome carnal, a necessidade do dinheiro que compra o pão e o peixe que sacia a fome terrena. Jesus via a carne e o espírito, e para mostrar que Ele queira mais aquele povo com cinco pães e dois peixinhos Ele alimenta e sacia uma multidão...
...e de troco dá doze cestos fartos de peixe e pão.




"Ao voltarem, os apóstolos relataram a Jesus o que tinham feito. Então ele os tomou consigo, e retiraram-se para uma cidade chamada Betsaida;
mas as multidões ficaram sabendo, e o seguiram. Ele as acolheu, e falava-lhes acerca do Reino de Deus, e curava os que precisavam de cura.
Ao fim da tarde os Doze aproximaram-se dele e disseram: "Manda embora a multidão para que eles possam ir aos campos vizinhos e aos povoados, e encontrem comida e pousada, porque aqui estamos em lugar deserto".
Ele, porém, respondeu: "Dêem-lhes vocês algo para comer". Eles disseram: "Temos apenas cinco pães e dois peixes — a menos que compremos alimento para toda esta multidão".
(E estavam ali cerca de cinco mil homens). Mas ele disse aos seus discípulos: "Façam-nos sentar-se em grupos de cinqüenta".
Os discípulos assim fizeram, e todos se assentaram.
Tomando os cinco pães e os dois peixes, e olhando para o céu, deu graças e os partiu. Em seguida, entregou-os aos discípulos para que os servissem ao povo.
Todos comeram e ficaram satisfeitos, e os discípulos recolheram doze cestos cheios de pedaços que sobraram."


(Lucas 9:10-17)

LEIA MAIS...