sábado, 31 de dezembro de 2011

E o vencedor é...

Anualmente em 31 de dezembro, acontece na Cidade de São Paulo uma das mais renomadas e tradicionais corridas de rua do mundo, quiçá a mais importe do Brasil: a Corrida Internacional de São Silvestre. A corrida possui um percurso de 15 km. É disputada desde 1925 e em 2011 está na 87ª edição. Reúne atletas de inúmeras partes do mundo. Sendo que na prova masculina pessoas de 20 países diferentes já se sagraram campeões e na prova feminina foram pessoas de 11 países diferentes. Segundo informações da imprensa neste ano de 2011 a previsão é de pelo menos 25.000 pessoas participem do evento, um número recorde de pessoas. Na primeira a edição foram 60 participantes.

É sem duvida nenhuma um evento grandioso. E como prática esportiva, traz imensuráveis benefícios quando executados corretamente. Benefícios estes conhecidos desde a época do apostolo Paulo. Se você observar as reportagens sobre o evento provavelmente em alguma delas aparecerá alguém falando destes benefícios. E possivelmente verá algum atleta amador ou profissional que vem se preparando há muito tempo para esta corrida.
E fazendo uma analogia a prática esportiva, o apostolo Paulo nos faz um convite. Assim como faz um verdadeiro atleta, que nós também nos dediquemos em nossa vida Cristã. “Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis.” (1 Coríntios 9:24).
Dizem que quando se entra em uma competição, que o importante é competir. Talvez no esporte amador seja mais ou menos assim. Mas no esporte profissional ser um vencedor é uma questão de sobrevivência. E seja esporte amador ou profissional a vitória tem um sabor especial e que faz a diferença na vida da pessoa. Ter em mãos um troféu, uma medalha tem um sabor todo especial. Sem desmerecer a importância de se participar, por mais que se diga que o importante é competir, nada tira o sabor de uma vitoria, de uma conquista. Pois a vitoria tornasse a expressão maior de uma conquista.
Lembro-me que certa vez em um congresso de adolescentes tive essa grata satisfação: de após participar que uma corrida de rua promovida pelos organizadores do congresso, receber uma medalha como segundo colocado. Foi bacana, legal, quase emocionante. Os únicos detalhes tristes é que eu estava com os pés cheios de bolhas, quase não dava para andar e “o mais importante” que só tinha três competidores e um foi desclassificado por não ter idade máxima para participar. Mas se o importante é competir, lá estava eu e por minha disposição em competir fui gratificado com uma medalha.
Mas um verdadeiro atleta (que não é meu caso) sabe se está em condições físicas, se está se preparando adequadamente. Afinal mais do que competir, ele quer vencer, qual o ser humano que não quer? E o atleta sabe que precisa se preparar, se dedicar, se esforçar, muitas vezes ir além dos próprios limites. Tudo para ser o primeiro, para ser merecedor do premio, tudo por uma coroa corruptível. “E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível.” (1 Coríntios 9:25)
A vida Cristã também é assim. Ser Cristão não é apenas vestir uma camisa, freqüentar uma Igreja, ler um livro com milhares de páginas. Ser Cristão exige compromisso, comprometimento, exige dedicação, exige atenção. Aliás, qualquer coisa na vida exige muita coisa, até ficar deitado o dia interior em uma rede vendo a vida passar exige no mínimo que você tenha tempo para isso. E cada coisa tem uma meta, um prêmio, um troféu, uma recompensa.
Como diz a Bíblia nós lutamos, nos abstemos para alcançar uma coroa incorruptível. (1 Coríntios 9:25) E se você freqüenta uma Igreja, lê uma Bíblia, faz uma oração, você crer (ou pelo menos acredita) no Deus dessa Igreja, dessa Bíblia, que ouve essa oração. Então por que não se esforçar, não se dedicar, por que não deixar de esperar por esse Deus somente nessa vida? Por que não buscar alcançar também essa coroa incorruptível?
Ser Cristão (ou o que quer que você queira ser) é muito mais que somente viver de aparências. É viver na essência, no dia a dia a fé, amor que vem de Deus. É permitir que Cristo seja tudo em todos, tudo em você (Colossenses 3:11). Ser Cristão é deixar Deus verdadeiramente guiar nossas vidas e “esquecendo-nos das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de nós, prossigamos para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” (Filipenses 3:13-14). Se neste mundo somente poucos podem alcançar a tão suada e desejada vitória, no reino de Deus ela está acessível a todos. Pois, “a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;” (João 1:12)

E o vencedor é...
 “Todo aquele que verdadeiramente faz a vontade do Pai”. (Mateus 7: 21)
Seja você também um destes!!!

LEIA MAIS...