sábado, 10 de dezembro de 2011

As mentiras que os Cristãos contam: a mentira que conhecemos a verdade

A Bíblia é segundo informações o livro mais vendido do mundo. É o livro sagrados dos Cristãos. É o manual de regra, fé e prática dos Cristãos. E tem um dia especial, dedicado a ela: “O dia da Bíblia” Os evangélicos comemoram o dia da Bíblia no 2º domingo de dezembro (de todos os anos) Conta se que a comemoração surgiu em 1549 na Grã-Bretanha. No Brasil, o Dia da Bíblia passou a ser celebrado em 1850, com a chegada, da Europa e dos Estados Unidos, dos primeiros missionários evangélicos. Já os católicos comemoram no dia 30 de setembro.

Quando criança, quando comemorávamos esta data, havia sempre uma programação diferenciada na Igreja. Fazíamos disputas de quem sabia mais versículos decorados, quem sabia no nome de todos os livros da Bíblia. Cantávamos músicas com mensagem profundas: “B, I, B, L, I, A é o livro de meu Deus, guardado no meu coração, B, I, B, L, I, A, Bíblia.”, ou: “Leia a Bíblia, faça oração, faça oração, faça oração. Leia a Bíblia, faça oração, se quiser crescer. Se quiser crescer. Se quiser crescer. Leia a Bíblia, faça oração, se quiser crescer. Quem não ora, a Bíblia não lê, a Bíblia não lê, a Bíblia não lê. Diminuirá. Diminuirá. Quem não ora, a Bíblia não lê, diminuirá, dentre outras.
Mas é “interessante” que com o passar do tempo a mensagens destas músicas ficam esquecidas. Parece que à medida que se cresce, esquece o que se aprendeu. Segundo alguns cerca de 80% por Cristãos nunca leram a Bíblia toda ou não tem o hábito de lê-la freqüentemente. Ora do que adianta ser o livro mais vendido se não é o mais lido. Se for para ficar guardado ocupando espaço não tem necessidade.
Não sei se existe alguma pesquisa quantitativa que comprova isto. Mas podemos observar e comprovar facilmente que o “povo de Deus” não conhece a Palavra DEle. Vivemos em dias de igrejas superlotadas de pessoas, de noticias de inúmeras pessoas se convertendo ao Cristianismo. Mas vivemos dias também em que essas mesmas pessoas se deixam enganar por fábulas mentirosas. Deixam-se levar por promessas feitas por pessoas de corações vazios. Lamento quando vejo nas Igrejas brincadeiras tipo a de se dizer versículo decorados, e as pessoas ficam uma dando oportunidade para a outra. Fazem isso não por que a outra pessoa sabe mais. Fazem isso por que elas não sabem nada. Comparam a Bíblia a uma manual, como o manual de instruções de uma TV, uma geladeira, etc. Essa tem sido talvez a melhor comparação feita à Bíblia. Por que poucos são os que lêem tanto os manuais, quanto as Bíblias.
Para que serve um lido que não é lido? Para encher de poeira, ser destruído pela traça, ocupar espaço, servir de peso. O simples fato de uma pessoa ler a Bíblia não a torna mais cheia de fé. Conheci pessoas que disseram ter lido toda a Bíblia, mas nem por isso eram Cristãos. Mas não se pode conceber em um Cristão que não conhece aquilo em que ele crer. É na Bíblia que encontramos os princípios para nosso viver, para a nossa fé. É na Bíblia em que encontramos as verdades em que cremos (João 17:17), onde encontramos as palavras da vida eterna (João 5:39).
Infelizmente vivemos em uma era tão somente consumista. Temos preguiça de pensar, de agir. Assim achamos mais fácil acreditar no que nos dizem, no que nos mandam fazer. Quando na verdade se deveria examinar “cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.” (atos 10:11). Conhecer a Bíblia é o mínimo que se pode esperar de um Cristão, pois ela é “inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra." (2 Timóteo 3:16-17).
A bíblia diz que erramos por não conhecer as escrituras (Mateus 22.29). E por não conhecê-la permitimos que falsos ensinamentos sejam propagados, falsos líderes ganhem projeção e sejam idolatrados,  falsas doutrinas inundem nossos corações, e acabamos como “meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina, pela fraudulência dos homens, pela astúcia tendente à maquinação do erro;” (Efésios 4:14).
Não precisamos decorar toda a Bíblia, mas precisamos conhecê-la. De nada adianta dedicar um dia a ela, se em todos os demais ela for esquecida. Não adianta ter inúmeros exemplares em casa se nenhum deles é utilizado. Nossa fé não precisa de recordes de compradores deste ou daquele produto. Nossa fé precisa de cristãos maduros espiritualmente, que buscam o pleno conhecimento da vontade de Deus (Colossenses 1:9), que querem chegar a estatura de varão perfeito (2 Pedro 3-18). Que se lembram e conhecem a verdade que liberta (João 8:32), que não vive por ensinamentos de homens carnais, mas que buscam diariamente ter uma vida de intimidade verdadeira com Deus, e isso só consegue fazendo a vontade DEle, guardando a Palavra do Senhor no coração (Salmos 119:11).

LEIA MAIS...