quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Você também pode subir na árvore

Aprendendo com Zaqueu - parte I (Lucas 19: 01–10)

O que poderia mover um homem do porte de Zaqueu querer ver Jesus? Creio que não era apenas curiosidade que o moveu até aquela árvore. Zaqueu ao longo de sua vida conseguiu acumular desprezo, conseguiu ser odiado por seu povo. Renegou suas raízes, sua pátria, sua família, sua fé. Tudo pelas riquezas. Aceitou se submeter aos caprichos dos algozes de seu povo, a roubar seu povo, a conviver com o desprezo de todos... Tudo pelas riquezas, certamente este era o lema deste homem. Mas agora algo estava diferente no coração daquele homem. Ele só tinha uma certeza: precisava ver Jesus.
Pare um pouco e se veja como testemunha ocular daquele dia inesquecível para aquele homem. Se imagine em Jérico. Veja Zaqueu passando pelas ruas e as pessoas fingindo não o ver ou não o conhecer. O veja ouvindo despistadamente as pessoas falando de um profeta que realizava incontáveis milagres estava chegando na Cidade. As pessoas diziam que este homem era diferente te todos os outros, alguns possivelmente diziam que ele entendia a mente das pessoas, que ele não se importava com a situação das pessoas, que ele sentia prazer em estar com todos.
Ouça então o pulsar do coração de Zaqueu, a respiração dele começar a ficar ofegante, um arrepio passar por todo o corpo. Ele não sabia o que estava acontecendo ao certo na Cidade, não sábia o que estava acontecendo com ele. Mas ele tinha uma certeza: precisava ver este homem.
Então ele sem pestanejar corre até a entrada da Cidade, procura o melhor lugar para ficar, onde pudesse ter a melhor visão daquele homem. Encontra uma árvore, ele era consciente de sua pouca estatura e isto dificultaria ver o Mestre. Então ele sobe na árvore.
Mas o que poderia levar Zaqueu a fazer isto?
Queria ser curado de alguma doença? Não, ele tinha uma boa saúde, não era deficiente, tanto que conseguiu se dependurar em uma árvore.
Queria um trabalho novo? Não, o que ele tinha era por demais rentável.
Queria ficar rico? Não, ele já era rico.
Queria ganhar uma biga, ou uma carruagem importada nova? Seu dinheiro era capaz de lhe dar uma.
Ao olharmos para a vida de Zaqueu não podemos ver nele nenhum dos motivos que tem enchido nossas Igrejas atualmente. Zaqueu nos mostra que podemos nos aproximar de Jesus desinteressadamente. Ele não precisava de cura, de dinheiro, de bens materiais, de sucesso... Ele precisava somente de Jesus.
Isto precisamos aprender com este homem. Precisamos ser movidos unicamente pelo desejo que estar juntos do Senhor Jesus. De adorá-lo sem limites, sem medidas, sem hipocrisias, sem segundas intenções.
Precisamos aprender a parar de tratar o mestre como empregado, com mero fazedor de milagres. Ele nunca será o gênio da lâmpada, ou padrinho mágico, ou amuleto da sorte.
Ele tem que estar no lugar que só a Ele pertence. No centro de nossas vidas, de nossa adoração. Precisamos aprender a estar junto do mestre desinteressadamente.



LEIA MAIS...